domingo, 7 de março de 2010

Tributação em compras internacionais

A um bom tempo lendo blogs e flickrs, vejo que muita gente não sabe ao certo como funciona a tributação para compras efetuadas em outros países, baseado nisso acho que esse post pode ser útil para muitas meninas que querem fazer compras em sites internacionais e tem medo ou desconhecem a forma como os produtos são "taxados", alem de esclarecer, porque vejo muitas pessoas propagando a historia de forma errada.
Pela lei brasileira, todo produto adquirido fora do território brasileiro está sujeito a tributação.
O valor da taxa que incidirá sobre o bem que você comprar será sempre de 60% do valor declarado, acrescido de todos os custos envolvidos para o envio do bem, como frete e seguro.
A isenção de tributação sobre o valor de até 50 dólares só é valida quando o vendedor e o comprador são pessoas físicas, o famoso "gift" ,por isso não adianta comprar em lojas na net, marcar como gift, porque seu pacotinho entrará na fila dos que poderam ou não ser tributado, vai depender apenas do fator sorte.
Muitas vão dizer que já compraram várias vezes em lojas com valor inferior 50 dolares e nunca foram"taxadas". Você sabe por que? Porque apesar de nossa lei informar que TODAS as compras feitas de pessoa jurídica serão tributadas, a seleção das compras tributadas é feita por meio amostragem, e graças ao grande numero de encomendas internacionais, a maioria passa despercebida pela Receita Federal.
Então, sempre que você for comprar algo em alguma loja internacional vale a pena fazer umas continhas e ver se o produto valerá a pena mesmo sendo tributado, porque o risco existe. Uma forma de comprar produtos com mais segurança no quesito tributação, é comprar pelo Ebay já que a maioria dos vendedores são pessoas físicas e fazem a gentileza de marcar o produto como gift, basta ver a qualificação do vendedor e opinião de amigas que já compraram com ele :)

3 comentários:

  1. Oi Angélica, gostei do post, por mais que a gente seja acostumada e eu posso me dizer sortuda que só fui taxada uma vez, e pelo Morangão que me reembolsou e falo isto sem vergonha, porque a loja oferece e vende mais por isto (é minha opinião), gostei de saber do lance do e-bay, nunca comprei por lá. Mas, já namorei o kit Metheorites da Guerlain...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. flor, você poderia me ajudar?

    to tendo uma queda de cílicos e sobrancelhas devido ao estresse. já to tratando, mas eles crescem fracos... to querendo comprar o mavala double lash pelo ebay, mas não trabalho com cartão nem nada. eu poderia depositar o dinheiro pra voce e voce encomenda pra mim, pedindo pra enviar para o meu endereço?

    meu e-mail é alicecarrol27@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice!
    Infelizmente é complicado, pq o Paypal, que é o meu de pagamento do Ebay, já travou nossas contas a pouco tempo por mudarmos o endereco de entrega para a casa de nossos pais, foi uma dor de cabeca enviar documentacao para comprovar o endereco. Dessa vez, nao poderemos te ajudar, porem... tenho uma amiga que comprava com um rapaz de confianca, que faz compras pela internet para pessoas que nao possuem cartao internacional, ele cobra um valor a mais no dolar para esse servico, se voce quiser o contato do rapaz, entre em contato pelo email do blog que te passo ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails